Adaptação na Educação Infantil

A chegada da criança à escola é sempre um momento de insegurança e ansiedade para ela e seus pais. Aos poucos, porém, ambos vão se acostumando com a nova rotina e estabelecendo novos vínculos afetivos, que trazem tranquilidade e confiança.

A família e a escola devem estar conectadas para que essa transição ocorra de forma breve e positiva. Nesse sentido, seguem algumas dicas que podem ajudar na adaptação da criança a esse novo universo:

1. O diálogo é muito importante

Comece conversando com seu filho, falando sobre o que ele vai encontrar na escola. Explique a rotina e os horários que ficará no colégio. É também essencial envolver a criança nos preparativos, como arrumar a mochila e comprar o uniforme. Isso faz com que ela se sinta cuidada e participante do processo.

1. Fale sempre a verdade

É fundamental que a família esteja segura; assim, a criança perceberá que está entre pessoas de sua confiança. Mentir ou “sair de fininho” pode dificultar as coisas. Se você disser que está esperando na recepção da escola, faça exatamente isso. A clareza da despedida é saudável e necessária. Sabemos que é uma missão difícil, mas não deixe que perceba sua angústia. Estimule-a a confiar e tornar-se indepente.

1. Firmeza, compreensão e muito carinho

A primeira semana de adaptação geralmente deixa a criança mais sensível. A mudança traz medo e irritação, muitas vezes traduzidos em choro. Embora difícil, essa também é uma etapa importante do desenvolvimento da criança. Quando houver choro, mostre-lhe a importância de ir à escola. É preciso firmeza, mas sem deixar de lado colo e paciência, pois os momentos de separação nunca são fáceis.

1. Objetos de apego

Paninhos, chupetas, brinquedos e objetos dos pais dão segurança emocional aos pequenos, uma vez que lembram o conforto do ambiente familiar. Durante o processo de adaptação eles são importantes. Mais tarde, esse significado vai diminuindo e a criança poderá abrir mão desses objetos.

Não existe tempo determinado nem fórmula para esse processo se concluir, porém, com segurança, amor e compreensão, em poucos dias seu filho estará feliz no ambiente escolar.

Sejam bem-vindos ao ano letivo 2018 do Colégio Saber Viver!

Com carinho,

Coordenação Pedagógica