Alimentação saudável: uma escolha consciente

Uma alimentação saudável é fundamental para a promoção da saúde e prevenção de doenças, além de garantir mais qualidade de vida, assegurando um bom desenvolvimento humano.

Por isso, é importante que a família esteja atenta ao que a Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta: as crianças devem ter uma alimentação exclusiva de leite materno nos primeiros seis meses de vida.

Os bons hábitos alimentares devem começar cedo. Uma introdução alimentar adequada e o cuidado com a nutrição das crianças são essenciais para garantir uma vida saudável a jovens em fase de crescimento.

Alimentos processados devem ser evitados. Biscoitos podem ser substituídos por frutas, salgadinhos por oleaginosas (castanhas, amendoim, etc.) e líquidos industrializados (sucos de caixa, refrigerantes, etc.) por sucos naturais, são opcões que trazem mais benefícios à saúde.

Aqui vai uma receita nutritiva e saborosa para fazer em família:

Pão de queijo colorido com beterraba

Ingredientes:

– 1 xícara (chá) de queijo minas curado;

– 1 caixa de creme de leite sem lactose (200g);

– 1 e 1/2 xícara (chá) de polvilho azedo;

– lascas de beterraba crua;

– sal a gosto.

Modo de Preparo:

1) Numa tigela, despeje o creme de leite, 1 xícara de polvilho, o queijo e a beterraba. Junte à mistura o resto do polvilho e vá mexendo aos poucos, até dar o ponto da massa (sem grudar nas mãos). Se achar necessário, acrescente uma pitada de sal.

2) Com a massa no ponto, faça bolinhas uniformes e leve ao forno preaquecido a 180° até dourar.

Dica: Você pode substituir as lacas de beterraba por lascas de cenoura e introduzir a chia, por exemplo.

Espero que tenha gostado da receita! Para essa e outras dicas, acesse o Instagram @dedoverderecife.

Com carinho,

Cíntia Zenkert
Empreendedora da Dedo Verde, empresa de alimentação saudável, e mãe das alunas Letícia (Maternal) e Lara Zenkert (Infantil II) do Colégio Saber Viver.



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