ENGAJAMENTO SOCIAL: VOCÊ SABE O QUE É?

O início do ano é sempre um momento de se projetar ações, de traçar planos e metas e buscar realizá-los num período que dura 365 dias. No Colégio Saber Viver, não se foge à regra: entre formações pedagógicas e melhorias  estruturais, o ano de 2019 ganha, a cada dia, outras formas e tons, conferindo novos contornos ao currículo e à ação pedagógica.

Anualmente, nossa equipe dialoga e escolhe um tema gerador, que será trabalhado interdisciplinarmente com os alunos e toda a comunidade escolar. Assim, em 2019, convidamos todos vocês – pais, alunos e professores, juntamente com as equipes pedagógica e administrativa –, para mergulharem no projeto intitulado Engajamento Social: por uma cultura de paz e empatia, criteriosamente planejado para ser vivenciado ao longo do ano letivo.

Vale esclarecer, então, que engajamento social diz respeito ao compromisso ou à responsabilidade que todo cidadão deve ter com a sociedade. É por meio desse engajamento que se busca contribuir e solucionar questões sociais, agindo com autonomia e dedicação.

A educação é um pilar fundamental para fortalecer o engajamento. Por meio dela, busca-se envolver cada indivíduo, formando-o com base nos valores e conhecimentos necessários para atuarem na sociedade. Por exemplo, se numa determinada comunidade é discutido que todos devem preservar o ambiente no qual estão inseridos, cada um terá a responsabilidade de cuidar do local e fiscalizar o outro através do diálogo e da conscientização. Desse modo, cria-se uma cultura de engajamento em prol do meio ambiente naquela população.

É, portanto, pensando na paz e justiça social que nos propomos a formar e conscientizar os alunos em suas atitudes do dia a dia, para que se preocupem com o outro, agindo com empatia e positividade. Sabemos que essa é uma tarefa árdua e desafiadora; todavia, acreditamos que, por meio de nossas práticas pedagógica e dialógica, os estudantes e demais envolvidos poderão se tornar pessoas verdadeiramente engajadas socialmente.

Portanto, fica o convite: vamos nos engajar?

Direção do Colégio Saber Viver