Com base no princípio de “educar para a vida”, o Colégio Saber Viver ancora-se nos 4 pilares da educação proposta pela UNESCO para o século XXI. Os alunos são incentivados a construir saberes, valores e a desenvolver suas competências norteando-se em princípios éticos, políticos e estéticos, indispensáveis ao exercício pleno da cidadania.

 

 

O Colégio reconhece a mediação como elemento essencial ao processo de aprendizagem. Sua proposta pedagógica é fundamentada na perspectiva sociointeracionista, tendo em vista que os conhecimentos e saberes se constroem na relação com o outro e nos conflitos sócio-cognitivos emergentes dessa relação.

Os 4 Pilares da Educação

Base filosófica que norteia o Saber Viver e algumas ações educativas relacionadas à construção desses saberes.

  • Uma boa educação é a base da formação integral do indivíduo. Ela favorece a autonomia, criticidade e sensibilidade. Através de ações de incentivo ao cuidado com o outro e focando no desenvolvimento de seres sensíveis, os alunos têm possibilidades de aprender/refletir suas escolhas e sua constituição como sujeito.

    Projetos Pedagógicos

    Rompendo um paradigma tradicional de ensino, o Colégio Saber Viver atrela sua metodologia de ensino a projetos pedagógicos. Isso contribui para uma ação interdisciplinar e compartilhada, planejada a partir de temas pertinentes à formação dos alunos.

    Vivências de Leitura

    Essa prática é essencial para a construção do conhecimento, expressão do sentimento e opinião crítica. O Saber Viver proporciona espaços e atividades de contação de histórias, dramatização e outras vivências lúdicas que favorecem o estímulo e prazer da leitura.

    Fala Sério!

    Os alunos do Ensino Fundamental têm oportunidades de discutir temas voltados a seus interesses por meio de rodas de conversa conduzidas pelo Serviço de Orientação Psicopedagógica – SOP.

    Lanche Coletivo

    Na Educação Infantil, os alunos são incentivados a usufruir de uma alimentação saudável, através de um cardápio diversificado, especialmente criado pela nutricionista do Colégio. Diariamente as professoras incentivam as crianças a experimentar e consumir novos sabores, contribuindo para a formação da autonomia.

    Psicomotricidade Relacional

    Na Educação Infantil, as crianças têm um momento semanal reservado para expressar suas emoções, fantasias, conflitos e ambivalências dentro da estrutura narrativa do jogo e do brincar. Pela expressão corporal, elas aprendem a lidar com o conhecimento de si e as possibilidades de interação com os outros.

  • Conhecer o outro e reconhecer-se entre semelhanças e diferenças favorecem o desenvolvimento da empatia e de comportamentos sociais, sendo respeitosos e tolerantes. Baseando-se na construção de argumentos e diálogos produtivos, os alunos do Saber Viver aprendem a importância de sua participação social e política, e a cooperar para o bem comum.

    Engajamento Social

    Desenvolver a consciência e responsabilidade do aluno sobre seu papel na sociedade, a importância de ajudar outras comunidades, o cuidado e o zelo com o outro, são práticas valorizadas no Saber Viver, a partir de atividades pedagógicas e de ações sociais vivenciadas por toda a comunidade.

    Escola de Pais

    Essa é uma função primordial que o Colégio oferece aos pais. É um espaço de reflexão sobre a educação dos seus filhos. Periodicamente, quando da entrega de relatórios e boletins dos alunos, os pais recebem orientações sobre temáticas diversas, visando a favorecer o convívio e o exercício da função parental.

    Acompanhamento Psicopedagógico

    Um setor específico do Colégio trabalha para detectar e prevenir dificuldades psicoafetivas e pedagógicas dos estudantes. Também orienta os professores e familiares quanto às necessidades de aprendizagem, a fim de promover a melhoria do desempenho.

    Agenda Eletrônica

    Além da agenda física do aluno, os pais têm acesso a um aplicativo no celular para o acompanhamento da vida escolar de seus filhos. Por meio deste, é possível ter acesso rápido a comunicados, tarefas de casa, conteúdos e ocorrências disciplinares.

  • O Colégio zela tanto pelo desenvolvimento da capacidade dos alunos de aprender os valores éticos e atitudes cidadãs, quanto pelas habilidades de simbolização e compreensão do mundo, entre os cenários sociais e naturais.

    Currículo Adequado

    Em equilíbrio com as habilidades cognitivas em desenvolvimento, os alunos recebem estímulos para dominar conhecimentos de acordo com sua faixa etária. Esse critério oferece ao aluno um ambiente proporcionalmente desafiador, de modo que ele não se desestimule diante de um objetivo facilmente alcançável, nem seja exposto à sensação de fracasso diante de conteúdo mais difícil do que o necessário. Os alunos são, portanto, respeitados como crianças, considerando-se as condições de realizar suas atividades com autonomia.

    Ensino Integral Obrigatório

    Os alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) têm uma carga horária ampliada e diversificada. Eles comparecem à escola no contraturno, uma ou duas vezes por semana. O currículo foi ampliado para atender às necessidades de desenvolvimento de competências e habilidades dessa faixa etária. Além dos componentes curriculares comuns à matriz do Ensino Fundamental, os alunos têm aulas de Raciocínio Lógico, Iniciação Científica, Iniciação à Física e Química, Laboratório de Química, Teatro e Música.

    Inglês

    O Colégio Saber Viver tem o compromisso de formar seu aluno bilíngue. Assim, em parceria com a Uno Internacional e a Cambridge Editora, desde a Educação Infantil os alunos têm uma carga horária ampliada em língua estrangeira. Nessas aulas, eles se comunicam exclusivamente em Inglês e desenvolvem competências atreladas às diversas áreas do conhecimento. Vivenciam atividades relacionadas à cultura dos países falantes da língua inglesa, tornando o ambiente propício à aprendizagem desse idioma. Desse modo, ao longo da escolarização, os alunos falarão o Inglês como língua estrangeira e estarão aptos a realizar testes de proficiência.

  • Aplicar os conhecimentos e as habilidades necessários para a resolução de problemas do dia a dia é uma importante competência neste século. Em ambientes apropriados e por meio de atividades práticas, os alunos têm oportunidades de aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula, de forma interdisciplinar e contextualizada.

    Aulas de Campo

    O Colégio busca sempre ampliar o olhar sobre o objeto de conhecimento, identificando-o em situações do dia a dia. Para isso, são realizadas aulas fora do ambiente escolar, no sentido de favorecer a interdisciplinaridade, e a aprendizagem coerente com os conhecimentos vistos em sala de aula.

    Mostra do Saber

    Anualmente, o Saber Viver propõe uma temática como desafio de pesquisa para seus alunos. Ao longo de todo o período letivo, eles são incentivados a investigar e produzir conhecimentos sobre o tema. Ao término da pesquisa, são estimulados a apresentar suas descobertas na Mostra Científica do Saber, momento de culminância dos projetos.

    Laboratórios

    Para a aprendizagem ser significativa, é necessário relacionar a teoria à prática como elemento fundamental. Os laboratórios de ciências físicas e exatas possibilitam ao aluno realizar experimentações e testar hipóteses. Isso ocorre em ambiente adequado, utilizando recursos especiais, tornando a aprendizagem significativa e o ensino eficaz.

    Olimpíadas de Conhecimento

    Assim como a aprendizagem de conteúdos específicos é importante, o aluno deve aprender a lidar com as situações de testagem. Visando preparar os estudantes para essas questões, periodicamente são aplicados simulados avaliativos na escola, sendo os alunos incentivados a participar também das olimpíadas de conhecimentos. Mais do que medalhas, os estudantes conquistam experiências e fortalecimento emocional para lidar com futuras avaliações em seu percurso acadêmico.